
Sobre
.png)
Olá, meu nome é André Martins, filósofo e psicanalista, professor do Núcleo de Ética Aplicada (NUBEA) da UFRJ e dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Filosofia (PPGF - UFRJ) e em Bioética (PPGBIOS - UFRJ, FIOCRUZ, UFF e UERJ).
Sou Doutor em Filosofia pela Université de Nice, França (1994), Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ (2002), com Pós-Doutorado Sênior em Filosofia pela Université de Provence (2004), tendo sido professor visitante nas Universités de Reims e de Amiens e pesquisador na Université de Paris I Pantheon-Sorbonne (2008-2011). Tenho textos acadêmicos publicados no Brasil, Portugal, França, Alemanha, Hungria, Bélgica e EUA, e livros publicados no Brasil e na França. Sou palestrante, curador e consultor, líder do Grupo de Pesquisas SPIN e editor-chefe da Revista Trágica de Estudos de Filosofias da Imanência, ambos da UFRJ.
Muitos me conhecem pelos Cafés Filosóficos da TV Cultura, dos quais participei de 2005 a 2011, outros por vídeos e textos espalhados pela internet, ou por livros, revistas acadêmicas ou por textos e entrevistas em revistas tipo magazine, outros ainda por palestras e por aulas, que ministro sobretudo como professor da UFRJ desde 1989, inicialmente em estágio docente, em seguida como pós-doc júnior e professor visitante, e a partir de 1999 como professor adjunto concursado.
Ao longo dessas décadas na estrada do estudo, da produção de conhecimento autoral e da difusão de meu pensamento, tenho tido um retorno muito positivo, sobretudo em relação a meus conteúdos trazerem uma potência de transformação pessoal, serem inspiradores, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, no que diz respeito à saúde psíquica e a lidar melhor com os afetos. Tomando o conhecimento como o mais potente dos afetos, tal como escrevera Nietzsche sobre sua própria filosofia e a de Spinoza, busco contribuir para uma reforma do pensamento, de nossa maneira mesma de pensar, esclarecendo questões psíquicas e afetivas, pelo funcionamento de nossa mente, contribuindo para desanuviar o olhar e o sentir.
A filosofia e a psicanálise fazem sentido para mim dessa forma, e é com prazer e alegria que me ponho como missão compartilhar meu conhecimento e minha interpretação original de pensadores viscerais e seminais para a compreensão de nossa presença no mundo, em particular Spinoza, Winnicott e Nietzsche. Busco compartilhar o que chamo de ferramentas conceituais para pensar os afetos, a existência, a vida, visando uma compreensão do real imanente, tendo como consequência a ética e a terapêutica, o respeito ao outro e o afetar-se melhor.
A partir de 2019 entrei no mundo das mídias sociais, que pode ser maravilhoso, e que permite uma difusão mais ampla de meu conteúdo, tornando-o conhecido e acessível a um público mais amplo. Tenho postado meu conteúdo em vídeo em meu canal do YouTube: youtube.com/andremartinsfilosofia, assim como no meu perfil do Instagram e IGTV: @andremartinsfilosofia, onde também divulgo meus cursos livres online, síncrones e assíncrones. Me siga e se inscreva lá!